A1

Estação Santo Amaro ganha acesso direto à Ciclovia do Rio Pinheiros e consolida integração entre modais

Ligação fortalece mobilidade ativa na capital e celebra dois meses da modernização da estação, que já impacta positivamente a jornada de 95 mil clientes por dia

Clique Para Download

Divulgação
São Paulo, julho de 2025 — Uma das estações mais movimentadas da malha metroferroviária de São Paulo, Santo Amaro, operada pela ViaMobilidade na Linha 5-Lilás, acaba de revitalizar o acesso direto à Ciclovia do Rio Pinheiros. A medida marca um avanço importante na integração entre o transporte sobre trilhos e os modos ativos de deslocamento, como a bicicleta e a caminhada, e deve beneficiar milhares de ciclistas e pedestres que circulam diariamente pela região sul da capital.

Com a modernização do ponto de acesso, e a reabertura da ciclovia no local, o caminho provisório utilizado na altura da Ponte do Socorro foi oficialmente desativado, conforme previsto no cronograma de adequações desenvolvido pela ViaMobilidade em conjunto com os órgãos responsáveis. A nova estrutura oferece mais segurança, conforto e fluidez para os clientes que acessam a ciclovia a partir da estação, contribuindo para uma cidade mais conectada, sustentável e eficiente.

“Essa entrega representa o fortalecimento da mobilidade ativa e da intermodalidade em São Paulo. Ao permitir que o cliente saia do metrô direto para a ciclovia, estamos promovendo uma jornada mais integrada, segura e com menos emissões de gases poluentes. É um passo relevante para o futuro da mobilidade urbana”, afirma Antonio Marcio Barros Silva, diretor da ViaMobilidade, Linhas 5 e 17.

Clique Para Download

Divulgação
Dois meses de modernização, mais acessibilidade e menos tempo de trajeto

A entrega do novo acesso acontece quando a modernização da Estação Santo Amaro completou 60 dias de operação no último dia 15. A obra foi pensada para requalificar um dos principais pontos de integração da cidade, onde se conectam a Linha 5-Lilás e a Linha 9-Esmeralda.

Desde a reabertura, a nova área – que inclui uma passarela mais ampla sobre o Rio Pinheiros, oito escadas rolantes e quatro elevadores – já mostra impactos relevantes: o tempo médio de transferência entre as linhas caiu para quatro minutos, mesmo nos horários de pico. Antes da reforma, o tempo estimado de integração podia ultrapassar os sete minutos, dependendo do fluxo de clientes.

Outros ganhos observados neste período:

Deslocamento mais ágil e acessível, com a passarela facilitando o trajeto de pessoas com mobilidade reduzida,
Redução de aglomerações nas plataformas e corredores, com melhor distribuição dos clientes,
Mais conforto e segurança, com iluminação, sinalização e infraestrutura moderna.

Divulgação
Santo Amaro como polo de integração urbana

Com a passagem de mais de 95 mil pessoas por dia útil, a Estação Santo Amaro reforça seu papel estratégico na rede de transporte da cidade. A modernização e o novo acesso à ciclovia fazem parte da agenda da ViaMobilidade de entregar um transporte mais acessível, eficiente e sustentável.

“Trabalhamos continuamente para qualificar a experiência dos clientes. Cada obra, cada adaptação e cada nova conexão tem como objetivo tornar a mobilidade urbana mais inclusiva e centrada nas pessoas”, conclui Antonio Marcio.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *