Procura por bicicletas cresce 60% entre o público 60+, aponta Oggi Bikes
“O envelhecimento populacional é uma realidade, mas ele pode ser acompanhado de mais vitalidade, independência e mobilidade. Acreditamos que a bicicleta tem um papel transformador nesse contexto”, afirma CEO da Oggi Bikes
A população brasileira está envelhecendo — e pedalando cada vez mais. Segundo o Censo 2022, pessoas com 65 anos ou mais já representam 10,9% da população, quase três vezes mais do que em 1980, quando somavam apenas 4%. Esse fenômeno, que acompanha uma tendência mundial de envelhecimento populacional, amplia o debate sobre qualidade de vida, saúde e mobilidade na maturidade. Nesse contexto, a bicicleta tem se mostrado uma aliada poderosa. “O envelhecimento populacional é uma realidade, mas ele pode ser acompanhado de mais vitalidade, independência e mobilidade. Acreditamos que a bicicleta tem um papel transformador nesse contexto — e ver mais pessoas de 60, 70 ou 80 anos pedalando é prova disso”, afirma David Peterle, CEO da Oggi Bikes.
A Oggi Bikes, uma das principais fabricantes de bicicletas do país, aponta que a procura por bicicletas entre pessoas com mais de 60 anos cresceu 60% entre 2024 e 2025. No caso das elétricas, o salto também foi alto: o aumento na demanda desse público passou de 50% no mesmo período. O motivo? Segundo a marca, é cada vez mais comum que idosos busquem a bicicleta como forma de se locomover, manter uma rotina ativa e se integrar a grupos sociais de pedal. “As bicicletas elétricas têm se mostrado grandes aliadas da maturidade ativa. Para quem tem mais de 60 anos, elas oferecem a liberdade de continuar se movimentando com autonomia, segurança e prazer. Pedalar volta a ser uma possibilidade acessível, seja para se locomover, praticar esporte leve ou simplesmente aproveitar a vida com mais saúde e independência”, explica o CEO da Oggi Bikes.
Dois modelos da marca têm chamado atenção desse público. A Big Wheel 8.0, voltada para o uso urbano e equipada com 5 níveis de assistência, e a Big Wheel 8.2, mais versátil e robusta, capaz de encarar desde o trajeto ao mercado até uma trilha leve no fim de semana. Ambas contam com motor de alto desempenho, ergonomia pensada para o conforto no pedal e 14 meses de seguro gratuito contra roubo e furto.
Além dos benefícios físicos e da praticidade no dia a dia, as bikes também têm sido apontadas como ferramentas de socialização e bem-estar. Grupos de pedal específicos para pessoas com mais de 60 anos se multiplicam no Brasil, oferecendo uma rede de apoio, incentivo e diversão para quem busca manter-se ativo na maturidade. “Ver pessoas nessa faixa etária redescobrindo o prazer de pedalar em grupo é algo inspirador. A bicicleta não é só um meio de transporte, é um elo que conecta saúde, autonomia e convivência”, completa David Peterle, CEO da Oggi Bikes.
Deixe um comentário