TRANSPORTE AÉREO

Pelo quarto mês consecutivo, movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiro bate recorde
Mais de 10,4 milhões de pessoas passaram pelos terminais brasileiros no mês de junho, aumento de 11,5% em relação ao mesmo período do ano passado
Compartilhe: Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitterlink para Copiar para área de transferência
Publicado em 18/07/2025 16h57
O número de passageiros em voos nacionais cresceu 11,2% em junho, totalizando 8,2 milhões de embarques
O número de passageiros em voos nacionais cresceu 11,2% em junho, totalizando 8,2 milhões de embarques- Foto: Arquivo/Agência Brasil

Amovimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros no mês de junho teve aumento acima de 10%, com 10,4 milhões de passageiros passando pelos terminais, um aumento de 11,5% em relação a junho de 2024. Segundo dados do relatório de demanda e oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), é o quarto mês consecutivo que o setor apresenta crescimento e bate recorde.

Em voos nacionais, foram transportados 8,2 milhões de passageiros, 11,2% a mais que em junho do ano passado. Já em voos internacionais, o crescimento foi de 12,8%, com 2,2 milhões de viajantes. Esse é o melhor resultado para os dois segmentos no mês desde o ano 2000, quando foi iniciada a série histórica.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reforçou que o crescimento se deve ao grande volume de investimentos que estão sendo feitos pelo Governo Federal na aviação civil e à recuperação econômica do país. “Estamos inaugurando terminais, modernizando nossos aeroportos, ampliando a capacidade de receber mais passageiros, para oferecer mais conforto e bem-estar às pessoas. Esses números só demonstram o dinamismo e a força do setor aéreo brasileiro”, completou o ministro.

Ao longo do semestre, um total de 61,8 milhões de passageiros passaram pelos aeroportos brasileiros, um aumento de cerca de 10% em relação à movimentação nos primeiros seis meses de 2024. Dos passageiros transportados em 2025, 48 milhões voaram pelo segmento doméstico, enquanto 13,8 milhões fizeram voos internacionais.

Demanda e oferta
Os indicadores de demanda e oferta no mês de junho também registraram crescimento. No setor doméstico, a demanda (aferida pela relação de passageiros por quilômetros transportados) cresceu 14,5% em comparação a junho de 2024, enquanto a demanda internacional teve um aumento de 11,6%.

Já a oferta (mensurada em assentos por quilômetros) registrou aumento de 16,9% no mercado doméstico e 12,4% no segmento internacional. Considerando ambos os mercados, a demanda cresceu em 12,8% e a oferta, em 14,2%.

O transporte de carga foi o único segmento que teve queda. No mês de junho, foram processadas 108,8 mil toneladas de carga, redução de 5,8% em relação ao mesmo mês do ano passado. No mercado doméstico, foram movimentadas 35,1 mil toneladas, 12,2% abaixo do registrado em junho de 2024 e, no mercado internacional, 73,6 mil toneladas, queda de 2,4%.

Com informações da Anac

Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *