Emdec instala quase 3,3 mil placas e oito semáforos no primeiro semestre
Trabalho de reforço da sinalização também alcançou 130 rampas executadas
07/07/2025 – 14:58
Entre as diversas ações realizadas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) para reduzir sinistros (acidentes) e salvar vidas no trânsito, o trabalho de reforço da sinalização viária alcançou, no primeiro semestre de 2025, 3.278 novas placas instaladas (sinalização vertical) e outras 1.330 recuperadas para reimplantação. Foram contabilizados 87,6 mil metros quadrados de sinalização horizontal (solo): reforço das pinturas de faixas de pedestres, paradas obrigatórias (PARE), lombadas, linhas de retenção e contínuas.

Somente no último mês de junho, foram 16,8 mil m² de sinalização horizontal e 533 placas implantadas. Entre os bairros que tiveram a sinalização revitalizada, no último mês, estão o Jardim Chapadão e o Jardim Quarto Centenário. O valor investido, no primeiro semestre, alcançou mais de R$ 11 milhões.

A mobilidade das pessoas com deficiência também foi contemplada. Até junho deste ano, a Emdec contabilizou 130 rampas executadas, uma média de mais de 20 por mês. O dispositivo, que conta com piso tátil de alerta, é instalado geralmente no entorno de polos geradores de tráfego, tais como instituições de ensino, postos de saúde e templos religiosos.

“Ao lado da fiscalização e das ações educativas, as frentes que mantêm as vias devidamente sinalizadas, acessíveis e semaforizadas, são os alicerces usados pela Emdec para organizar o trânsito, prevenir sinistros (acidentes) e salvar vidas”, destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

Crédito: Divulgação/Emdec
Sinalização horizontal no distrito do Ouro Verde
Reforço da sinalização horizontal no Distrito do Ouro Verde

Oito novos semáforos foram instalados em diversas regiões

A segurança de pedestres e condutores também foi ampliada a partir da organização dos fluxos viários: oito cruzamentos receberam novos conjuntos semafóricos ao longo do primeiro semestre.

Cinco deles já contam com a tecnologia “inteligente” e possuem câmeras de detecção do fluxo veicular. O sistema ajusta os tempos semafóricos com base na demanda, otimizando a fase verde. Há semáforos inteligentes, ativados ao longo do semestre, nos seguintes cruzamentos: Rosa Belloto Grande x Araguaçu (Jardim Novo Cambuí), Almeida Garret x José Lins do Rego (Alto Taquaral), Gilberto Targon x Sebastião Lázaro da Silva (Jardim Roseira), Ibirapuera x Pelicano (Jardim Ibirapuera) e Marechal Rondon x Manoel Garcia (Jardim Chapadão). Alguns receberam as câmeras na etapa posterior à implantação. Ao todo, 77 cruzamentos de Campinas contam com semáforos “inteligentes” atualmente.

Completam a lista de oito novos semáforos instalados neste semestre equipamentos instalados em cruzamentos do Jardim do Lago (Mirandópolis x Senador Lacerda Franco x Presidente Juscelino), DIC IV (Pastor João Prata Vieira x Maria Dolores) e Jardim do Trevo (Papa Paulo VI x Ralpho Leite de Barros), este último para travessia de pedestres.

O investimento em novos semáforos, ao longo do semestre, superou R$ 1 milhão. Além dos novos equipamentos, a Emdec realiza, de forma rotineira, ações de reconfiguração dos tempos semafóricos e inserção de novas fases veiculares para pedestres em semáforos existentes.

Crédito: Divulgação/Emdec
Semáforo na avenida Almeida Garret
Novo conjunto semafórico instalado na avenida Almeida Garret, no Taquaral

Mais de 1,3 mil placas recuperadas

A frente que recupera placas danificadas para reimplantação alcançou, no primeiro semestre, 1.330 unidades renovadas. São placas que apresentam deterioração por ação do tempo, sinistros (acidentes) ou que foram vandalizadas.

Entre as 1,3 mil recuperadas, 1.063 (cerca de 80%) foram revitalizadas após danos por abalroamento (colisão ou choque de veículos nas estruturas de sinalização). E cerca de 10% (133) foram recuperadas após atos de vandalismo.

O trabalho de recuperação de placas danificadas é realizado na oficina da Emdec, localizada na rua José Cruz Ferreira Jorge, na Vila Industrial. No processo, as placas são desmontadas, desamassadas, lixadas, pintadas e adesivadas. A recuperação inclui o corte das chapas de alumínio ou metal, remoção da película existente e repintura, até a montagem e adesivação manual.

Como solicitar

A população pode formalizar pedidos de sinalização de trânsito e implantação de equipamentos de segurança viária pelos canais do Fale Conosco Emdec: telefone 118; site (portal.emdec.com.br/faleconosco); aplicativo “Emdec”, disponível no Google Play e na App Store; chatbot da Emdec, disponível na página inicial; e WhatsApp (19 3731-2910). O número também recebe chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD.

A partir das solicitações, a Emdec analisa a necessidade, do ponto de vista da segurança viária, e a viabilidade técnica do pedido. Para implantar rampas ou intervenções mais complexas de circulação, é necessário o desenvolvimento do projeto e vistorias técnicas.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *