Semana Nacional do Trânsito 2025: tecnologia transforma dados em gestão inteligente no transporte coletivo
Durante a campanha nacional, a Empresa 1 destaca como a telemetria embarcada contribui para reduzir riscos, melhorar a condução e valorizar profissionais do setor em todo o Brasil
Clique Para Download
Foto/ Divulgação: Empresa 1
De 18 a 25 de setembro, o Brasil realiza a Semana Nacional do Trânsito 2025, com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”. A campanha, promovida pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), busca reforçar atitudes mais humanas e responsáveis nas vias públicas. Em sintonia com esse propósito, a Empresa1, referência em inovação para mobilidade urbana, destaca como a inteligência no uso de dados vem ajudando cidades a transformar informações operacionais em ações concretas de prevenção e eficiência viária.
Na era da mobilidade conectada, a gestão inteligente de dados tornou-se uma aliada fundamental para promover segurança, eficiência e sustentabilidade no transporte coletivo. Tecnologias embarcadas permitem transformar grandes volumes de informações, muitas vezes dispersas, em painéis de controle estratégicos, que orientam decisões em tempo real e promovem melhorias contínuas na operação.
Exemplo disso é o sistema Sigom Telemetria. A ferramenta permite monitorar, em tempo real, o comportamento dos motoristas e as condições dos veículos ao longo de toda a operação. Já implantada em diversas cidades brasileiras, a solução coleta dados como excesso de velocidade, frenagens bruscas, tempo ocioso do motor e padrões de condução. Essas informações são integradas em painéis acessados pelas operadoras, permitindo diagnósticos rápidos e medidas corretivas imediatas.
“O nosso propósito é tornar o transporte público mais confiável, previsível e inteligente para quem opera e para quem depende dele para se deslocar. A telemetria embarcada ajuda a prevenir problemas e garantir uma condução mais responsável”, afirma João Valle, Gerente Comercial da Empresa 1.
Mais do que gerar economia de combustível ou reduzir o desgaste de peças, a principal contribuição da telemetria está na promoção de um trânsito mais equilibrado. A ferramenta organiza os indicadores de condução em rankings de desempenho, valorizando condutores que adotam boas práticas e seguras, contribuindo para a formação contínua dos profissionais.
Case Florianópolis: foco na padronização e na qualidade da operação
Em Florianópolis (SC), a implantação da telemetria embarcada se tornou um marco na modernização do transporte coletivo. O sistema passou a monitorar em tempo real o comportamento dos veículos e motoristas, identificando falhas antes que se transformem em riscos. Até mesmo questões como o uso excessivo do pedal são detectadas, o que ajuda a prevenir falhas mecânicas, como desgaste da embreagem. Além disso, o sistema oferece visibilidade por linha de operação, um desafio comum em cidades com redes multilinha, permitindo um controle padronizado e mais eficaz da frota.
A tecnologia permite que informações coletadas em tempo real, como padrões de condução, excessos de velocidade e uso inadequado de componentes, sejam convertidas em indicadores estratégicos para melhorar o desempenho operacional e valorizar os profissionais envolvidos. A solução é parte de um ecossistema mais amplo desenvolvido pela Empresa 1, que integra sistemas embarcados, bilhetagem digital e inteligência operacional, com foco em uma mobilidade mais eficiente, humana e conectada às necessidades das cidades.
Sobre a Empresa 1 – Pioneira do sistema de bilhetagem digital para transporte público no Brasil, a Empresa 1 é um centro de inovação em mobilidade urbana que, desde 1997, vem desenvolvendo tecnologias que agilizam os processos do serviço de transporte público, facilitam a circulação de pessoas pelas cidades e evitam fraudes no setor. A companhia é parte do Grupo Volaris e do coletivo Modaxo – que oferece soluções confiáveis que atendem às necessidades dos clientes na vida real, nas comunidades em que são estabelecidos e nas quais servem. Trabalhando em prol da inovação no transporte de pessoas, a Empresa 1 atende mais de 150 cidades, gerencia 90 datacenters, mantém 18 milhões de cartões inteligentes em uso, realiza 20 milhões de certificações de crédito diariamente e gera 218 milhões de imagens biométricas por mês. A Empresa 1 também está entre as 100 Empresas Mais Influentes em Mobilidade do ranking do Mobilidade Estadão em parceria com o Connected Smart Cities. Saiba mais no site da Empresa 1.
Deixe um comentário