Concessionária da Linha 6-Laranja renova certificações ISO para gestão de qualidade, ambiental, antissuborno e de saúde e segurança
SÃO PAULO, 4 DE SETEMBRO DE 2025. A Concessionária Linha Uni, da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo, obteve as certificações das normas ISO 9001, ISO 14001, ISO 37001 e ISO 45001, emitidas pela Rina Brasil. O reconhecimento confirma a adoção de padrões de excelência em qualidade, sustentabilidade, integridade e segurança, reforçando o compromisso com práticas de referência no setor de infraestrutura.
O processo de certificação, válido por três anos e mantido por auditorias anuais, garante a conformidade com padrões globais e a melhoria contínua. Reconhecidas internacionalmente, as quatro normas representam um marco de excelência em gestão e colocam a concessionária em um grupo restrito no Brasil a atingir esse patamar.
A ISO 9001 é a norma mais reconhecida no mundo para os sistemas de gestão da qualidade. Ela especifica requisitos para demonstrar a capacidade de uma organização em fornecer, de forma consistente, serviços que atendam aos requisitos dos clientes e aos regulatórios. Sua aplicação contribui para a criação de processos mais eficientes e alinhados às melhores práticas internacionais.
Já a ISO 14001 estabelece requisitos para sistemas de gestão ambiental. No contexto da Linha 6-Laranja, essa certificação apoia e reconhece a adoção de medidas que aprimoram continuamente o desempenho ambiental de uma das maiores obras de infraestrutura em andamento na América Latina.
A ISO 37001 indica os requisitos e fornece orientação para estabelecer, implementar, manter e aprimorar um sistema de gestão antissuborno, ajudando assim a prevenir, detectar e responder a esse problema, observando o atendimento das legislações aplicáveis e promovendo uma cultura de integridade nos negócios. É um dos pilares da atuação da Concessionária, fortalecendo a transparência, ética e a governança.
Por último, a ISO 45001 caracteriza os requisitos para um sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional, fornecendo orientação para seu uso para garantir um local de trabalho seguro. A norma contribui para prevenir acidentes e doenças ocupacionais, promovendo segurança, bem-estar e eficiência organizacional.
Deixe um comentário