DNIT conclui reforço estrutural e libera trânsito na ponte sobre a várzea do rio Toropi, na BR-287/RS
Recuperação faz parte do conjunto de ações emergenciais que o governo federal executa para a reconstrução das estruturas danificadas em razão das chuvas de maio de 2024
Compartilhe: Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApplink para Copiar para área de transferência
Publicado em 16/07/2025 10h46
Liberação ponte toropi DNIT
ODepartamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) concluiu as obras de reforço estrutural da ponte sobre a várzea Rio Toropi, Km 312,4, na BR-287/RS, entre os municípios de São Pedro do Sul e São Vicente do Sul, no Rio Grande do Sul.

O fim dos serviços de reforço na estrutura possibilitou a liberação total da ponte de nesta terça-feira (15).Foram executados serviços de recuperação das fundações, construção de pilar central, implantação de viga travessa, elevação da ponte com macaco hidráulico e instalação de aparelhos de apoio Neoprene.

Equipes ainda seguem em trabalhos de recomposição de muretas, pista e pavimento, além de serviços de limpeza e revitalização da sinalização.

A recuperação da ponte faz parte do conjunto de ações emergenciais que o governo federal executa na região central do RS para a reconstrução das estruturas danificadas em razão do volume histórico de chuva registrado em maio do ano passado. Foram investidos R$ 6,9 milhões na obra.

Histórico

A ponte sobre a várzea do Rio Toropi teve o trânsito bloqueado devido ao excesso de chuva que atingiu a região em maio de 2024. Após a enchente e somente com o esgotamento total da água, a equipe técnica conseguiu realizar vistoria profunda no local, identificando danos que comprometeram de forma acentuada dois pilares de sustentação.

Para amenizar transtornos e devolver a ligação intermunicipal, o DNIT implantou provisoriamente um desvio lateral logo após a água baixar, viabilizando a liberação do tráfego de veículos em ambos os sentidos.

A BR-287/RS é considerada umas das principais rotas de ligação do centro do estado com o Vale do Jaguari e a Fronteira Oeste.

Categoria

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *