Brasília, julho de 2025 – Com o tema “Rotas para um Transporte Público Mais Sustentável”, a 38ª edição do Seminário Nacional NTU será realizada nos dias 12 e 13 de agosto, em Brasília (DF), em um momento decisivo para as políticas públicas do setor. O evento da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) chega a 2025 com uma proposta robusta: discutir o futuro da mobilidade urbana no Brasil com foco em sustentabilidade ambiental, inclusão social e governança eficiente.
Em um ano marcado pelo início de uma nova gestão da entidade, bem como pela realização da COP 30 em Belém (PA), o Seminário propõe um olhar amplo sobre o transporte coletivo por ônibus, promovendo o debate em torno da transição energética da frota, do fortalecimento de políticas públicas inclusivas e do novo marco legal para o setor.
O encontro reunirá empresários, especialistas, representantes das três esferas de governo, além de entidades do setor. A programação contará com painéis técnicos, palestras, lançamento de livros e projetos estratégicos, além de uma feira paralela com sugestões de soluções e inovações para o transporte coletivo urbano.
Confira os destaques da programação:
Abertura oficial com autoridades como Sandro Mabel – presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) e prefeito de Goiânia; Ogeny Pedro Maia Neto – presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana e presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs); Fábio Damasceno – Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Transporte e Mobilidade; e Ailton Brasiliense Pires – Presidente da ANTP.
Painel “Tarifa Pública x Remuneração”, que irá discutir a separação entre a tarifa paga pelo usuário e a remuneração do serviço, apontando caminhos para um financiamento mais justo e sustentável.
Painel “Inteligência Artificial e Gestão por Dados”, que abordará a aplicação de IA na operação do transporte coletivo.
Painel sobre o Estudo Nacional de Mobilidade Urbana do BNDES, com dados inéditos sobre investimentos previstos para o setor até 2030.
Painel “Inovação Tecnológica Veicular e Transição Realista”, com representantes de grandes fabricantes de ônibus, como Mercedes-Benz, Volvo, Scania e Volkswagen.
Lançamento dos movimentos NTU Mulher e NTU Jovem, que mostrará iniciativas para ampliar a representatividade no setor.
Soluções coletivas para desafios urgentes
Além de todos os temas já anunciados, a NTU também destaca a importância de um amplo debate sobre os impactos do transporte no meio ambiente. Diante da crise climática mundial, a entidade alerta que o transporte coletivo é peça-chave para a redução das emissões de gases de efeito estufa, sendo mais eficiente e sustentável do que o transporte individual.
No entanto, alerta que, para atrair mais usuários, é preciso investir em qualidade, inovação e acesso universal, com tarifas módicas e financiamento público adequado. “Nosso Seminário reúne diferentes visões e setores para construir consensos em torno de um transporte público moderno, eficiente e justo para todos os brasileiros”, destaca Edmundo Pinheiro, presidente do Conselho Diretor da NTU.
O Seminário NTU é um tradicional espaço de diálogo, construção de políticas públicas e articulação institucional em defesa da mobilidade urbana coletiva. A participação é gratuita, com inscrições abertas para o formato presencial e transmissão online ao vivo.
SERVIÇO:
38º Seminário Nacional NTU – Rotas para um Transporte Público Mais Sustentável
12 e 13 de agosto de 2025
Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada – Brasília/DF
Evento presencial com transmissão on-line pelo canal da NTU no YouTube
Inscrições no site oficial da NTU
Deixe um comentário