Férias de julho: dicas de passeios no Rio utilizando o metrô

Confira o roteiro do MetrôRio com opções de lazer ao ar livre para curtir o recesso escolar com a criançada e toda a família

As férias escolares de julho chegaram, e o que não faltam são opções de passeios no Rio de Janeiro para curtir com as crianças e toda a família. O MetrôRio preparou um roteiro com oito dicas de lugares para visitar utilizando o metrô. Que tal um piquenique na Quinta da Boa Vista, uma caminhada pelo Boulevard Olímpico ou um passeio na Lagoa Rodrigo de Freitas?

No aplicativo ou no site www.metrorio.com.br, é possível planejar a viagem, conferir opções de trajeto e acessar outras informações importantes para a mobilidade no sistema metroviário.

Confira as dicas de passeios no Rio utilizando o metrô:

Quinta da Boa Vista: localizado em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, o espaço é um dos maiores parques urbanos da cidade e uma opção perfeita para um piquenique com toda a família. Com cerca de 155 mil metros quadrados de área verde, a Quinta da Boa Vista já foi residência da Família Real e conta com jardins, grutas artificiais e quadras poliesportivas. A visitação pode ser feita diariamente, das 6h às 18h, com entrada gratuita. Na área do parque, está localizado também o zoológico BioParque do Rio. Para chegar de metrô, utilize a Linha 2 e desça na Estação São Cristóvão, que fica em frente ao parque.

Boulevard Olímpico: um dos legados das Olimpíadas de 2016, o boulevard abrange toda a orla do Centro: do Porto Maravilha, passando pela Praça Mauá até a Orla Conde. Os visitantes podem descer na Estação Uruguaiana/Centro e seguir pela Avenida Presidente Vargas em direção à Praça da Candelária e, depois, esticar o passeio pela orla para conhecer a Pira Olímpica, os Museus do Amanhã e Museu de Arte do Rio (M.A.R), a roda gigante e ainda o maior Aquário Marinho da América do Sul.

Aterro do Flamengo: com vista para os pontos turísticos mais famosos do Rio, como o Pão de Açúcar e o Morro da Urca, o Aterro do Flamengo é uma ótima opção de lazer para todos os gostos. Entre as dicas de atividades, piqueniques, andar de bicicleta, caminhar ou jogar bola em uma das quadras esportivas e ainda dá pra conhecer a prainha da Glória. O parque abriga o Museu de Arte Moderna do Rio (MAM Rio) e fica localizado na Avenida Infante Dom Henrique, s/nº. Aos domingos, o trânsito é bloqueado, ampliando o espaço destinado à área de lazer. Para chegar ao parque do Aterro do Flamengo de metrô, basta descer na estação da Glória ou Largo do Machado e caminhar cerca de 10 minutos.

Parque Guinle: localizado em Laranjeiras, na Zona Sul, o espaço é ideal para quem busca tranquilidade e contato com a natureza. Além de ter uma área verde encantadora, o Parque Guinle tem diversos espaços para piquenique, parquinho com vários brinquedos para os pequenos e lindo lago com patos. O parque fica na Rua Paulo César de Andrade, com entrada pela Rua Gago Coutinho. Para chegar é bem fácil. É só descer na Estação Largo do Machado do MetrôRio e caminhar uns cinco minutos.

Jardins do Museu da República: localizado no bairro do Catete, o espaço é um lugar lindo e uma ótima opção de passeio para as crianças. O Museu da República, conhecido como Palácio do Catete, transborda cultura, com cinema, várias exposições, café e eventos literários, além de um lindo jardim com lago, esculturas, gramado e muitos bancos para ler um livro ou conversar. O museu fica ao lado da Estação Catete do metrô e próximo do Aterro do Flamengo.

Lagoa Rodrigo de Freitas: com uma paisagem encantadora, o cartão-postal fica às margens das avenidas Epitácio Pessoa e Borges de Medeiros, no bairro da Lagoa, e reúne diversos atrativos, como o pedalinho, o Parque da Catacumba e o Parque dos Patins. O lugar é perfeito para uma pedalada com as crianças, um piquenique ou sessões de contação de história, entre outras atividades ao ar livre. Para chegar à Lagoa Rodrigo de Freitas de metrô, o passageiro pode desembarcar na Estação Cantagalo e caminhar em direção à Avenida Epitácio Pessoa ou descer na Estação General Osório e seguir pelo acesso E (Lagoa).

Parque da Chacrinha: em meio às centenas de prédios em Copacabana, o Parque da Chacrinha é considerado um verdadeiro oásis. Com mais de 13 hectares de mata preservada e rica em fauna e flora, o espaço se estende ao longo da Ladeira do Leme, desde a Praça Cardeal Arcoverde até o antigo pórtico do reduto do Leme. Além das belezas naturais, o parque oferece área para recreação infantil, trilha e quadra para a prática de esportes. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a domingo, das 8h às 17h. Para chegar de metrô, utilize a Linha 1, desça na Estação Cardeal Arcoverde e siga até o final da Rua Guimarães Natal. A caminhada dura cerca de 5 minutos.

Ilha da Gigóia: um lugar ideal para quem busca um programa diferente com a família. Localizada na Barra da Tijuca, a Ilha da Gigóia, chamada de “Veneza Carioca”, tem acesso apenas por barco e oferece uma atmosfera tranquila, com ruas sem carros e cercada por muita natureza. Para chegar, utilize a Linha 4 do MetrôRio e desça na Estação Jardim Oceânico, pelo Acesso A (Lagoa), que fica próximo ao ponto de travessia até a Ilha.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *