Estado de SP registra queda de 14% no índice de roubo e furto de veículos

A redução mais expressiva, entre os meses de janeiro e abril, foi nas categorias de semirreboques e caminhões, seguidas de caminhonetes. Sorocaba foi a única cidade entre as mais perigosas que registrou alta de ocorrências

O Estado de São Paulo registrou uma queda de 14,3% nos roubos e furtos de veículos, no primeiro quadrimestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. Os dados estão no Boletim Econômico Tracker-Fecap, que acaba de ser tabulado. Foram 34.908 ocorrências entre janeiro e abril. A maior queda foi observada nos roubos, com redução de 28,9%. Já os furtos caíram 10,1%.

Clique aqui para baixar a imagem.
“Essa baixa pode ser atribuída a uma combinação de fatores, como o aumento da eficiência das políticas de segurança pública, o uso de tecnologias de rastreamento e monitoramento veicular e a maior conscientização dos proprietários de veículos sobre medidas de prevenção”, afirma o pesquisador da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) responsável pelo estudo, Erivaldo Vieira.

Praticamente todas as categorias apresentaram redução de ocorrências. Os automóveis, que continuam sendo o principal alvo dos criminosos, tiveram baixa de 16,3%; motocicletas, segunda categoria mais afetada, apresentaram uma retração de 7,4%; caminhonetes, camionetas e motonetas registraram quedas superiores a 19%; já os caminhões tiveram redução de 26,3%.

Tipo de Veículo

2025: Furto

2025: Roubo

2025: Total

2024: Furto

2024: Roubo

2024: Total

Variação Total (%)

Automóvel

14.525

1.628

16.153

16.529

2.756

19.285

-16,3%

Motociclo

7.790

2.865

10.655

8.055

3.450

11.505

-7,4%

Caminhonete

861

355

1.216

1.095

530

1.625

-25,2%

Camioneta

463

87

550

501

184

685

-19,7%

Motoneta

232

123

355

333

146

479

-25,9%

Caminhão

133

155

288

177

214

391

-26,3%

Não informado

195

13

208

230

28

258

-19,4%

Utilitário

146

51

197

151

76

227

-13,2%

Caminhão trator

18

93

111

26

142

168

-33,9%

Micro-ônibus

16

40

56

19

27

46

+21,7%

Semirreboque

19

27

46

14

92

106

-56,6%

Trator rodas

33

10

43

32

13

45

-4,4%

Reboque

31

2

33

35

10

45

-26,7%

Ciclomoto

10

2

12

8

1

9

+33,3%

Trator misto

4

2

6

3

1

4

+50,0%

Bicicleta

1

0

1

Triciclo

0

1

1

Inexistente

1

0

1

3

1

4

-75,0%

Motor casa

0

1

1

0

1

1

0,0%

Ônibus

0

0

0

4

0

4

Total Geral

24.478

5.455

29.933

27.216

7.672

34.888

-14,3%

Entre as 10 cidades com maiores índices de roubos e furtos de veículos, apenas Sorocaba apresentou alta nas ocorrências. Mauá lidera com a maior redução percentual (-25,2%), seguida por Osasco (-17,1%). São Paulo teve queda de 14,7%. Diadema e Campinas indicam estabilidade.

Cidade

2024: Furto

2024: Roubo

2024: Total

2025: Furto

2025: Roubo

2025: Total

Variação Total (%)

S.PAULO

12.583

3.148

15.731

11.278

2.132

13.410

-14,8%

S.ANDRE

1.174

276

1.450

1.136

180

1.316

-9,2%

GUARULHOS

1.042

365

1.407

986

326

1.312

-6,8%

CAMPINAS

1.070

336

1.406

1.138

234

1.372

-2,4%

OSASCO

812

162

974

702

105

807

-17,2%

S.BERNARDO DO CAMPO

687

284

971

694

181

875

-9,9%

MAUA

507

143

650

412

74

486

-25,2%

SOROCABA

444

86

530

495

44

539

+1,7%

RIBEIRAO PRETO

459

53

512

387

45

432

-15,6%

SUZANO

297

123

420

293

124

417

-0,7%

Total Geral

19.075

4.976

24.051

17.521

3.445

20.966

-12,8%

Já na Capital, a Vila Prudente foi o único bairro com aumento nas ocorrências, 4,1%. Saiu da sexta posição para a segunda. Houve uma mudança significativa no ranking dos locais com maior incidência de roubos e furtos de veículos: o Tatuapé, que, em 2024, ocupava a terceira posição, subiu para o topo da lista em 2025, apesar de uma redução de 11,7% no total de ocorrências. O Ipiranga, que liderava o ranking em 2024, apresentou uma queda expressiva de 39,5%, caindo para a sétima posição. “Outro destaque positivo foi a Penha, que saiu do top 10 bairros com mais ocorrências. A entrada da Vila Mariana e da Água Rasa na lista de 2025, e a saída de Itaquera e Penha, indicam uma redistribuição geográfica dos crimes, com a mancha criminal se deslocando para novas áreas da cidade”, explica Erivaldo Vieira.

Bairro

2025: Furto

2025: Roubo

2025: Total

2024: Furto

2024: Roubo

2024: Total

Variação Total (%)

TATUAPE

311

12

323

341

25

366

-11,7%

VILA PRUDENTE

281

26

307

255

40

295

+4,1%

VILA MARIANA

270

7

277

VILA MATILDE

261

12

273

277

28

305

-10,5%

SAO MATEUS

225

46

271

SANTO AMARO

234

17

251

275

51

326

-23,0%

IPIRANGA

226

25

251

367

48

415

-39,5%

SAO LUCAS

240

11

251

222

41

263

-4,6%

SANTANA

207

5

212

230

15

245

-13,5%

ÁGUA RASA

201

11

212

ITAQUERA

319

49

368

SAPOPEMBA

217

54

271

PENHA

236

15

251

Entre as vias mais perigosas, os destaques são a queda expressiva nas ocorrências registradas na Avenida das Nações Unidas, -56%, e Avenida Vereador Abel Ferreira (-42%) e Avenida Octalles Marcondes Ferreira (43,4%). Por outro lado, alguns endereços passaram a figurar no ranking de 2025, como a Avenida Ragueb Chohfi (alta de 37,9%) e a Estrada do M’Boi Mirim (+28,6%).

O gerente de Comando e Monitoramento do Grupo Tracker, Vitor Corrêa, alerta para um cuidado básico que os proprietários de veículos devem ter: não comprar peças em comércios ilegais, pois é isso que motiva esse tipo de crime. “A escassez e o alto custo de peças automotivas novas contribuem diretamente para o crescimento dos roubos e furtos. A sociedade pode contribuir e só comprar peças com nota fiscal. É importante ficar atento também ao local onde os veículos são estacionados. “Eles se tornam alvos fáceis dos criminosos principalmente quando estão parados próximos a estações de metrô, shopping center e estádios de futebol”, finaliza o especialista.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *